UFP nos 3 melhores do Prémio Inovação Valorpneu 2015!

Todos os anos acontece o Prémio Inovação Valorpneu, que tem como objetivos principais premiar soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus usados e incentivar e dar visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior. Este ano não foge à regra e adivinhem quem está na lista final…

Segundo o previsto no regulamento do Prémio Inovação Valorpneu 2015, todos os projetos apresentados durante este ano foram avaliados por um Júri constituído explicitamente para o efeito e segundo os seguintes critérios: originalidade, potencial de aplicação sustentável, apresentação e capacidade de comunicação, elementos adicionais apresentados e consistência científica.

Este ano o Júri do Prémio Inovação Valorpneu integrou os elementos de seguida listados, todos eles de reconhecido mérito na indústria, Estado Português, meio científico e artístico.

  • Eng.ª Inês Diogo, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.
  • Prof. Paulo Ferrão, Prof. do Instituto Superior Técnico.
  • Arqº  Roberto Cremascoli, Diretor Artístico do projeto “Remade in Portugal”.
  • Eng.º  Simões de Sousa, Gerente da Empobor.
  • Dr. Hélder Pedro, Secretário-Geral da Associação Automóvel de Portugal.

A reunião do Júri decorreu no dia 8 de outubro de 2015, tendo sido reconhecidos o rigor e qualidade dos projetos em concurso. Foram selecionados pelo Júri para atribuição de prémio os trabalhos de seguida apresentados:

  • “Aplicação de pneus inservíveis em cerâmica vermelha, tijolos, para construção de casas populares com foco no desenvolvimento sustentável” de Maria Beatriz Kaznar e Danielle Gonçalves Mothé, orientadas pelas Prof. Cheila Mothé e Michelle Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
  • “Aplicabilidade da incorporação de fibras resultantes da reciclagem de pneus em matriz de gesso” de Raphael Bruno e Sandra Magalhães Pacheco, orientados pelos Prof.  Leonel Ramos e Ana Cristina Neves (Universidade Fernando Pessoa – Porto).
  • “Garrafeira modular em compósito de pneu reciclado (de matriz termoplástica)” de Cyril dos Santos, orientado pelos Prof. Gonçalo e Artur Mateus (Instituto Politécnico de Leiria).

O vencedor do Prémio e das duas Menções Honrosas serão conhecidos numa cerimónia que terá lugar no próximo dia  27 de outubro em Lisboa e serão divulgados no site da Valorpneu.