Construção do Hotel da Bolsa do Pescado

Visita de estudo à construção do Hotel da Bolsa do Pescado

No passado dia 30 de novembro, os alunos do 3.º ano do curso de Eng.º Civil da UFP-FCT, realizaram uma visita de estudo à obra de reabilitação e construção do Hotel da Bolsa do Pescado na zona de Massarelos no Porto.
No âmbito do programa da disciplina de Gestão de Estaleiros, os alunos tiveram a possibilidade de travar contato com a realidade de uma obra em pleno desenvolvimento e actividade. Foi possível perceber a forma como está organizada a obra, a sua estrutura de gestão, os diversos intervenientes no processo de obra, a organização do estaleiro e os constrangimentos existentes. Foi igualmente importante contactar com as diversas unidades de produção e com os equipamentos de apoio à obra, conhecer os métodos construtivos em aplicação, analisar as questões de segurança, ambiente e qualidade, planeamento e controlo de obra, etc.
A obra, em execução pela empresa Lucios – Engenharia e Construção, desenvolve-se em dois corpos distintos, um de plena reabilitação de um edifício existente da década de 1930, e outro de construção nova de raiz.
Com autoria de projeto do Arq.º José Carlos Cruz, a intervenção assenta na reabilitação da antiga “Bolsa do Pescado”, da autoria do Arq.º Januário Godinho, edifício que em 1977, foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Alunos do 3.º ano do curso de Eng.º Civil da U.F.P.

Hotel da Bolsa do Pescado

Alunos visitantes