Obras de demolição da Torre nº4 do Bairro do Aleixo

VISITA REALIZADA ÀS OBRAS DE DEMOLIÇÃO DA TORRE N.º4 DO BAIRRO DO ALEIXO

Foi realizada pela Universidade Fernando Pessoa, no dia 12 de Abril de 2013, uma visita de estudo com os alunos finalistas do Curso de Engenharia Civil (1.º Ciclo) e de Arquitetura e Urbanismo, à obra de demolição da 4.ª torre do Bairro do Aleixo.
O objetivo foi o de possibilitar aos alunos da Universidade, conhecimentos sobre a demolição de edifícios. Com efeito, a visita à obra, constou da observação, dentro do miolo do edifício, de todos os preparativos inerentes à demolição da torre, por meio de explosões controladas, mais propriamente por efeito telescópico progressivo e não tanto por implosão, visto que o edifício não foi absorvido para o seu interior, mas sim colapsado e empurrado para uma jazida pré-concebida, numa determinada direção, previamente estudada.
Foi possível observar os processos utilizados para o efeito, sejam eles o de enfraquecimento da estrutura pontual e global, seja a localização dos furos destinados a receber as cargas explosivas com os respectivos relés de temporização para o efeito pretendido ou sejam as proteções à projeção de fragmentos, ou ainda os sistemas de anulação do efeito do pó produzido pelo evento.

clip_image002 Foto de alguns dos visitantes (alunos dos cursos de  Arquitectura e Urbanismo e Engenharia Civil da U.F.P)

Trabalhos preparativos                                   clip_image002

clip_image002  Torre N.º4  do Aleixo, em trabalhos de preparação.

clip_image002  Trabalhos finais, antes do evento.

clip_image002 Edifício em queda.

clip_image002  Aspecto final do edifício, demolido.